No Conselho de Presidentes da FEPAL 2023, foi apresentada a primeira publicação desta Diretiva do ILAP; um total de 74 exemplares foram distribuídos entre presidentes e sociedades, o Conselho de Administração da FEPAL e membros do Conselho da API para a América Latina.
A publicação é uma coletânea de trabalhos apresentados durante as
jornadas virtuais de divulgação realizadas pelo ILAP nos dias 7 e 14 de maio de 2022, organizadas em 6 mesas de trabalho, cada uma dedicada a um tema diferente, nas quais participaram autoridades da FEPAL e da API. Mostra um coletivo de psicanalistas, juntamente com outros em formação, fazendo ouvir a sua voz e reflectindo sobre questões de interesse para a psicanálise.
Temos como precedente uma valiosa publicação que recolhe o trabalho da Primeira Escola de Psicanálise da Bolívia, em março de 2009.