A diferença sexual da mulher. Seguem vigentes os conceitos de Freud?

Autora: Eveline Braga Nogueira

Sociedade: Sociedade Psicanalítica de Recife

Email: evelinebraganogueira@hotmail.com

Título: A diferença sexual da mulher. Seguem vigentes os conceitos de Freud?

Edição: Buenos Aires, Argentina, 2018

Palavras-chave: sexualidade; feminino; diferença sexual; castração; Édipo.

Contracapa

A sexualidade feminina, desde a antiguidade até a atualidade, é um tema complexo para homens e mulheres. A psicanálise, desde o início até os dias atuais, pergunta: o que quer uma mulher?

Neste livro, o feminino é estudado desde a clínica, à luz da teoria freudiana, sem deixar de lado seus impasses. A indagação percorre campos que atravessam terrenos variados, desde a histérica de Freud até a mulher de hoje, autônoma e sexualmente liberada.

Está obsoleta a concepção freudiana sobre a sexualidade? Nos tempos atuais, a sexualidade feminina é mais complexa? Será necessário pensar uma nova metapsicologia?

O pensamento de Freud, como foco, fertiliza os relatos clínicos apresentados. A autora nos mostra que são muitas as inquietudes que desafiam a clínica, onde os sintomas no corpo vão variando de modalidades, como ela expressa: “se in-corporam ao Ser mulher”.

Eveline Braga Nogueira aponta a psicanálise que se repensa, que não conserva um discurso dogmático, que é fecunda, que nos promove a criação.   

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Custom Sidebar

You can set categories/tags/taxonomies to use the global sidebar, a specific existing sidebar or create a brand new one.