Com uma convocação que reafirmou o compromisso da comunidade analítica regional, encerraram-se na Cidade de Mendoza as 44ª Jornadas Interregionais da FEPAL. Sob o lema «(Des)Amparando o Humano», o encontro consolidou-se como um espaço fundamental para o intercâmbio clínico e a produção teórica em torno das subjetividades atuais.

Um encontro marcado pela clínica e pelo compromisso

As jornadas, que tiveram sua abertura na última quinta-feira, 16 de abril de 2026, e estenderam-se até sábado, dia 18, reuniram profissionais de diversas regiões na sede da Caja de Previsión para Profesionales de la Salud. O objetivo central foi abordar, a partir de uma perspectiva espectral, as realidades que oscilam entre o desamparo e as possibilidades de sustentação na infância e na adolescência.

Eixos que definiram o debate

O programa científico articulou-se por meio de quatro eixos temáticos que permitiram aprofundar na complexidade da prática atual:

Vozes de Excelência

O evento contou com a participação de destacados referentes internacionais, cujas intervenções enriqueceram o diálogo interregional:

Produção Científica

A comunidade profissional participou ativamente com a apresentação de trabalhos originais, sujeitos a rigorosos padrões de qualidade e normas APA, que permitiram conhecer de perto o trabalho clínico realizado nos diferentes pontos da América Latina.

Agradecemos a todos os assistentes, expositores e autoridades por fazerem destas jornadas um marco de encontro e formação permanente.