Clínica psicanalítica com mães e filhos/filhas na prisão
É possível uma clínica psicanalítica onde a infância tem sido invisível? 🕊️✨
Convidamos você para este encontro onde compartilharemos uma experiência de clínica psicanalítica ampliada com mães e filhos/as que vivem em contextos de prisão no México. 🇲🇽
Esta conferência expõe um trabalho clínico, comunitário e humanitário desenvolvido com mães e filhos/as que vivem em prisões no México, inscrito na tradição da psicanálise aplicada aos fenômenos sociais e culturais. A proposta dialoga com as diretrizes de Psicanálise na Comunidade, promovidas pela Federação Latino-Americana de Psicanálise (FEPAL) e pela Associação Psicanalítica Internacional (IPA), situando-se no campo humanitário como resposta à invisibilização histórica da infância em contextos de confinamento.
A partir das contribuições de Donald Winnicott sobre o desenvolvimento emocional primitivo e a noção de ambiente suficientemente bom, apresenta-se o programa «Brincar e Criar» (Jugar y Criar), um dispositivo de clínica psicanalítica ampliada dirigido a mães e crianças menores de três anos. O programa articula o brincar, a música, o corpo e o vínculo como eixos centrais para a construção do Ser em contextos de privação institucional severa. ✨
A exposição integra a avaliação clínica e empírica do programa, bem como seu impacto estrutural, que resultou em modificações legislativas e na incorporação de políticas públicas voltadas à maternidade na prisão. Finalmente, reflete-se sobre o lugar do psicanalista no trabalho comunitário, a necessidade de dispositivos interdisciplinares sustentados e a psicanálise como ferramenta ética e clínica para a compreensão e transformação do sofrimento humano em cenários de alta vulnerabilidade social.
🎙️ Painelistas convidadas:
-
Apresenta: Adriana Villarreal Gómez Gordillo (APM)
-
Comenta: Marina Altmann de Litvan (APU)
Agende no seu calendário: 🗓️
📅 Data: Sábado, 7 de março 🕚 Horário: 11:00h (Argentina, Brasil, Uruguai) 📍 Modalidade: Virtual
📩 Inscrição aqui
