Trabalho do Negativo

Autora: Vera Lamanno-Adamo

Sociedade: Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e Grupo de Estudos Psicanalíticos de Campinas

Email: vlamannoadamo@gmail.com

Título: Trabalho do Negativo

Edição: Casa do Psicólogo, São Paulo, 2014

Palavras-chave: trabalho do negativo, dinâmicas de relação continente-contido,                          continente flácido, continente complacente, continente autotélico.

Contracapa

Os textos apresentados neste livro foram desenvolvidos e publicados no período de 1995 a 2013, para pensar sobre as dificuldades que vinha enfrentando com alguns pacientes. Dificuldades de estabelecer um vínculo afetivo significativo e de lidar com análises que se tornaram repetitivas, estáticas e improdutivas. Isto me levou a questionar a técnica psicanalítica e levantou questões sobre o funcionamento psíquico do paciente e o conjunto de defesas utilizadas.

Sustentada pela formulação de Green, que um determinado continente se subdivide em uma série de outros que abrigam um mesmo contido, porém o fazem através de diferentes estruturas defensivas, proponho múltiplas dinâmicas de relação  continente-contido que subsidiam e são subsidiadas por diferentes conjuntos de defesas que funcionam para promover uma negativização das angústias de qualidade catastrófica que emergem a partir do mundo relacional com suas complexidades e conflitos.

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
Como tratar o sofrimento do corpo?