Trabajando en Cuarentena en épocas de PANDEMIA y de Post-PANDEMIA. Transformaciones e invariancias.

Título do livro: Trabajando en Cuarentena en épocas de PANDEMIA y de Post-PANDEMIA. Transformaciones e invariancias. [Trabalhando na quarentena em épocas de pandemia e pós-pandemia – transformações e invariâncias, em livre tradução]

Autores: Hilda Catz e colaboradores

Editora: Ricardo Vergara Ediciones

Primeira edição: Cidade Autônoma de Buenos Aires, 2020.

O segundo tomo, construído na mesma dinâmica do anterior, com um intenso intercâmbio entre colegas, dá continuidade à tentativa, muito bem alcançada indiscutivelmente, de refletir para resistir e suportar a turbulência que significou a pandemia do COVID-19.

Neste tomo, o enunciado que mobiliza o grupo é como se pode tornar possível o isolamento social sem que a subjetividad seja prejudicada, corrompida, atravessada pela solidão forçada, constituindo-se em parte do “grupo de risco” no qual não apenas as fronteiras geográficas estão fechadas, como também as do contato humano para poder ajudá-la, socorrê-la. Nessa ordem, reflete-se sobre “isolamentos”, solidões e outras problemáticas não só subjetivas, mas sociais e econômicas que se potencializaram a partir do confinamento, que favorece a emergência de carências, sintomas e angústias que, até esse momento, estavam compensadas pela vida cotidiana.

A passagem do presencial ao virtual, suas possibilidades, desafios, seu poder reconfigurador e as consequências para a técnica e a expêriencia psicanalítica, são temas deste segundo tomo.  São apresentadas experiências da clínica com crianças, adolescentes e seus pais, onde os autores generosa e valentemente colocam à disposição as maneiras como implementaram o dispositivo psicanalítico enfrentando a incerteza, o desprezível como também o novo, o criativo, os riscos de se atrever a continuar um camino chocante no qual as linhas parecem se esfumaçar e/ou desaparecer total ou parcialmente. 

Participam deste tomo: Martina Burdet, Luis Martín Cabré, Hilda Catz,Mariela Cerioni, Mónica Cruppi, Mercedes Díaz, Magdalena Filgueira, Gustavo Finvarb, Leopoldo Galak, Lila F. Gómez, Mirta Iwan, María Pía Isely, Marta Lago, Beatriz Markman Reubins, Susana Martínez Ferreira, Patricia Morandini Roth, Guadalupe Morais, Inés J. Puig de Materazzi, Alicia Monserrat, Susana Rasinsky, Laura Ramos, Ricardo Rey, Alicia Szapu de Altman, Azucena Tramontano, Juan Vasen.

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
Secretaria Científica – em torno de 700 propostas de trabalho