Convite à escrita

Caros colegas: membros FEPAL e OCAL.

O projeto Semillar-Semear (da Comissão de Infância e Adolescência FEPAL) tem o prazer de convidá-los a escrever artigos psicanalíticos que estimulem o diálogo com psicanalistas, analistas em formação e comunidade geral da América Latina sobre temas relacionados à infância e à adolescência.

Desejamos que a psicanálise continue a fazer movimentos de abertura à comunidade, o que lhe permitirá fazer contribuições importantes para a sociedade, além de ser uma oportunidade para repensar as teorias, enriquecer e mergulhar nas mudanças socioculturais que estamos experimentando para encontrar novas perspectivas. Nossos textos escritos em linguagem acessível ao público geral serão sementes, diálogo e troca, que valerá tentar colher.

Nesta ocasião, o tema que nos une é: “O desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos”.

Consideramos que alguns dos possíveis eixos temáticos podem ser:

  • Nascimento: a situação real e seu aspecto simbólico.
  • A lactação prolongada e a livre demanda;
  • Implicações psíquicas da cama compartilhada;
  • As birras;
  • A escolha do nome.

Estamos abertos e expectantes para receber outras propostas de possíveis temas para refletir e entrar em jogo.

Os trabalhos escritos devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Textos com no máximo 400 palavras, elaborados com o objetivo de compartilhar o pensamento psicanalítico com colegas e com o público em geral; mantendo a profundidade e seriedade do nosso material. Como esses textos serão lidos por pessoas que não têm conhecimento sobre psicanálise, é essencial que alguns termos técnicos psicanalíticos que forem mencionados sejam explicados de maneira simples no texto.
  • Como os textos serão publicados em uma rede social (Facebook), seremos cuidadosos e não escreveremos sobre casos clínicos devido a questões de confidencialidade.
  • O autor terá que fornecer seu nome completo, correspondência e a Associação/ Sociedade Psicanalítica à qual ele pertence.
  • Os documentos devem ser entregues em formato Word, com fonte Arial 12 e espaçamento 1,5.
  • Com objetivo de agilizar as publicações pedimos que sempre que possível os textos sejam encaminhados nos dois idiomas – Português e Espanhol.

Gostaríamos que o autor do texto se sentisse à vontade para sugerir imagens, artigos ou vídeos relacionados ao tema de seu artigo, que também poderão ser publicados em nossa página no Facebook.

Os textos serão enviados para o email: semillarfepal@gmail.com e o prazo para receber sua proposta desta temática é 30 de agosto de 2019.

Com objetivo de manter a identidade do projeto clara nas publicações, a equipe Semear fará a leitura dos textos antes da publicação, a partir dessa pode sugerir adaptações ao autor. O texto só será publicado após autorização do autor quanto a versão final.

Esperamos poder contar com sua participação. Estamos muito felizes com este projeto que busca disseminar e incentivar os psicanalistas como participantes ativos na sociedade sobre a qual temos muito a dizer e, por que não, trabalhar na prevenção de possíveis dificuldades. Nos motiva a ideia de contar com você!

Atenciosamente,

Equipo SEMILLAR:

Valéria Silveira – Brasil – Coordenadora.

Denise Zanin – Brasil.

Constance Keuroglian – Uruguay.

Paola Lugo – México.

Maria Elizabeth Cimenti – Coordenadora Comissão de Infância e Adolescência FEPAL

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
XXVII Congresso Brasileiro de Psicanálise