Joaquín Salvador Lavado Tejón (17 de julho de 1932 – 30 de setembro de 2020), conhecido com o pseudônimo de “Quino”, era um caricaturista e desenhista de quadrinhos argentino. Nasceu em Mendoza, filho de pais espanhóis.
Foi chamado “Quino” desde cedo para distingui-lo de seu tio, o ilustrador Joaquín, que despertou sua vocação como caricaturista desde muito cedo.
Sua obra mais conhecida foi a tira cômica desenhada “Mafalda”, publicada entre 1964 e 1973.
O humor de Quino é tipicamente ácido e até cínico, mergulhando frequentemente na miséria e no absurdo da condição humana. Através de suas histórias, ele confronta o leitor com a burocracia, os erros de autoridade, as instituições inúteis ou de estreiteza de visão, ao mesmo tempo, cheio de ternura e simpatia.Ao trazer o mal estar e a incompletude da condição humana diante das ardilezas do mundo e da vida, a Mafalda de Quino toca profundamente a alma dos psicanalistas de toda América Latina.  
Sua mistura de pessimismo e humanismo é possivelmente uma das principais razões de seu grande sucesso em toda a América Latina e em grande parte do mundo fora da América Latina.

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
Psychoanalytical Trainning: Ane Marlise Port Rodrigues (SBPdePA)
X