Psicanalistas na Comunidade – Apresentação do Projeto

HISTÓRIA

O Grupo de Estudos “Psicanalistas na Comunidade” começou a ser formado a partir do conhecimento próximo de alguns de seus membros quando foi realizado o Congresso Fepal em São Paulo em 2012. Contamos então com a colaboração do Dr. Viñar e seus colegas da APU, participantes no trabalho comunitário em Montevidéu e arredores, com a Dra. Maria Teresa Naylor Rocha, do RIO II, Brasil, representando um grupo que na época trabalhava com crianças das favelas e suas comunidades, e Isabel Mansione e Diana Zac da Apdeba na nome de um grupo de trabalho em e com escolas e autoridades do sistema educacional da Província de Buenos Aires na Argentina.

Retomamos o contato para o Congresso Fepal realizado na cidade de Buenos Aires em 2014.

Em 2018, aproximadamente no mês de maio, pensando no Congresso Fepal Lima 2018, e através da generosa contribuição da Dra. Alicia Briseño da Sociedade Psicanalítica do México, reunimos um primeiro grupo de colegas que trabalham na e com a comunidade, abordamos e preparamos dois painéis para o congresso, nos quais fomos acompanhados por numerosos colegas e futuros colegas.

Mais tarde, integramos um grupo de apps pelo qual nos comunicamos ativamente. Membros de diferentes sociedades do México, Argentina e Brasil foram incluídos nesse grupo, a partir da proximidade e do conhecimento que tinham um do outro.

Posteriormente, foi realizada a convocação de uma teleconferência para o mês de agosto de 2018, na cidade de Buenos Aires, conseguindo reunir representantes dos seguintes projetos:

1.- River Cruises II,

2.- Educreando de APdeBA IUSAM, grupo de extensão e pesquisa

      na e com a comunidade

3.- Equipe de Orientação Profissional do Centro Liberman da APdeBA,

4.- Grupo de trabalho no tribunal de CABA, Apdeba

5.- Grupo Abuseline S.O.S Estou em perigo com Mirta Itlman da Apdeba

6.- Com você psicólogos da Sociedade Peruana de Psicanálise do Peru

7.- Pesca em Porto Alegre

8- Projeto SMED – Porto Alegre -SPPA

9.- Intervenções Multifamiliares APA

10.- Grupo de resgate para pessoas em risco de desastres

       SPM natural,

11.- Grupo de trabalho SAP em terapia intensiva e bioética

12.- Secretário de cultura e comunidade da APU

13.- Representante da Sociedade Psicanalítica de San Pablo

O encontro começou com um painel constituído pela Presidente do IPA, Dra. Virginia Ungar, a Presidente da FEPAL Dra. María Cristina Fulco, a Vice-Reitora Acadêmica da IUSAM da Apdeba Dra. Sara Zac, a Presidente da Apdeba Dr. Carlos Nemirosky e a Presidente da Secretaria de Comunidade e Cultura da FEPAL, Laura Katz.

Atualmente estamos trabalhando ativamente, coletando informações sobre os objetivos e práticas dos grupos mencionados, bem como sua constituição, que geralmente inclui colegas de várias instituições psicanalíticas, universidades e outras instituições da comunidade.

INTEGRANTES

Nombre de la institución Nombre del proyecto Integrantes
Rio II Travesias Maria Teresa Rocha Eliane Marcellino Da Silva Maria Teresa Silva Lopes Sônia Versovsky de Almeida
Sociedad psicoanalítica de Porto Alegre Proyecto SMED/SPPA Joyce Goldstenin Alice Lewcowicz Elizabeth Cimenti
Sociedad psicoanalítica de Mexico Redes comunitarias Cristina Curiel Dinah Cárdenas
Sociedad Psicoanalítica de Perú Proyecto Psicólogos Contigo Proyecto Barba Blanca Proyecto Pamplona Alta Proyecto Violencia en Niños y Adolescentes Proyecto Ñaña y Cajamarquilla Proyecto Cuaderno   Fryné Santisteban Lilian Ferreyros María Pía Costa María Paz de la Puente Rocío Franco Johanna Mendoza Elena Piazzon Elizabeth Haworth
SAP Gestion e intervención en terapia intensiva Maria Haydee Canteli
APdeBA IUSAM Equipo de investigación e intervención en escuelas 1.- Proyecto recuperando la memoria colectiva: la sombra de la memoria 2.- Proyecto Educreando: prevención del bullying, inclusión social en la escuela 3.- Acomañamiento in situ a supervisores docentes, equipos directivos y docentes Isabel Mansione Diana Zac Marta Viola Patricia Bajdacz
APdeBA Equipo de orientación vocacional Mabel Cambero
Apdeba Hospitales Andrea Pierri Diana Zac Monica Zac Jaime MIllonschik Marta Martinez Roman Palopoli Angel Natalio Constantini Sergio Rojtenberg Valentina Esrubilsky  
APdeBA Red con USAL Yael Wolynski
APdeBA Programa Prácticas Profesionales supervisadas Raquel Duek Ileana Gothelf
APdeBA Grupo Periferia Esther Ferrari
APdeBA Abuseline S.O.S. Estoy en peligro Mirta Itlman
APA Grupo de investigación y del capítulo de Derechos Humanos  Nilda Rodriguez Rafaelli  Nestor Carlinsky
APA Grupo de intervención multifamiliar Lic Eva Rotenberg
AMPIEP                Identidad femenina y violencia: una intervención psicoanalítica comunitaria en México. Raquel Berman Dalia Guzik Elnora Jimenez Rocío Rojas Cristina Oñate
AMPIEP Intervención psicoanalítica en personal encargado de violencia de género en un municipio del Estado de México Dalia Guzik
FEPAL Grupo de investigación  sobre Parentalidades Lic Eva Rotemberg (APA) Luz Abastrangelo (APA) Maria Teresa Lartigue Becerra (Mexico) Gina Kahafif Levinson. (Brasil) Nora Revere(APA) Hebe ABRINES (apa) Liliana Solari(APA) Teresa Florin Tornquist(APA) Ana Maria Cigarroa de pOggi (APA) Simone Massino Ridrigues Freshi (Brasil) Luca Santos (Brasil) Alicia Beatriz Dorado de Lisondo(Brasil) Patricia Aisemberg (Madrid)
APU Secretaria de comunidad y cultura Patricia Arevalo
Socieda psic de San Pablo Representante Lula Maria

OBJETIVOS

Entre nossos principais objetivos estão:

1. Divulgar a constituição do grupo a todas as sociedades da FEPAL, convidando seus membros que atuam na comunidade ou nela pesquisam, a fazerem parte deste coletivo psicanalítico.

2. Dar presença à Psicanálise na comunidade a partir de ações colaborativas com o desenvolvimento humano, construindo dispositivos, entre outros, para a atenção às urgências e emergências subjetivas e intersubjetivas nos contextos atuais

3. Socialização, troca e sistematização de experiências e conhecimentos

4. Incentivar a abertura com outras instituições psicanalíticas e não psicanalíticas com o propósito de trabalhar em conjunto

5. Produção acadêmica de artigos, documentos, ensaios, etc. E apresentação dos mesmos em congressos, conferências, etc.

6. Criar espaços de formação nos Institutos para que a experiência de trabalho na e com a comunidade seja disseminada na formação de psicanalistas

7. Investigar experiências atuais e questões de interesse da comunidade

PROJETOS

• Promover a comunicação entre os membros já integrados no grupo e uma vez aprovados pela FEPAL, divulgar um documento informativo a cada sociedade integrante da FEPAL para convocar colegas que ainda não conhecem esta iniciativa e pretendem aderir.

• Gerar um documento com os dispositivos que cada grupo de trabalho utiliza, de forma que possam ser especificados referenciais teóricos e técnicos e estilos de gestão para esses projetos.

• Definir um plano de ação por meio de suas autoridades e consultas aos membros que fazem parte do grupo de estudos para o relacionamento com a comunidade em sentido amplo e uma logística para que seja realizado em cada país.

• Apresentação de trabalhos em diversos fóruns latino-americanos e em outros países

• Crie links de FEPAL com IPA para construir uma rede que inclui outros grupos de trabalho no mundo IPA.

• Convidar os dirigentes dos Institutos de formação psicanalítica para encontros de formação em formação psicanalítica, onde não existam seminários opcionais para a formação de candidatos interessados ​​em trabalhar na comunidade. A ideia é trabalhar pela inserção de um espaço na formação psicanalítica que permita incorporar, compartilhar e disseminar na comunidade os referenciais teóricos e dispositivos de intervenção que nós construímos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Custom Sidebar

You can set categories/tags/taxonomies to use the global sidebar, a specific existing sidebar or create a brand new one.