Manifesto FEPAL

A Comissão Diretiva Fepal expressa preocupação com os fatos de notoriedade pública que vêm ocorrendo em nossa América Latina nos últimos tempos e que afetam o estado da democracia que nos caracteriza e que aspiramos defender.

Nos define desde nossa história, a diversidade de costumes, crenças, cor da pele, que marcaram o nosso existir latino-americano ao longo dos séculos. O nosso pluralismo, mestiçagem de recursos, ideias, religiões e histórias, são uma riqueza para salvaguardar e não para ser excluída. Características de todos os nossos povos da América, que mediante a ameaça do autoritarismo, correm o risco de se perder.

A ética e prática da Psicanálise, elementos inseparáveis de nossa disciplina, são baseadas em valores fundamentais, como o respeito pela livre expressão de ideias e diversidade nos planos político, cultural, religioso, sexual e racial, bem como o acesso à educação, saúde e trabalho, entre outros. Nossa palavra somente poderá ser desdobrada, no campo da análise e da interpretação, quando a plena liberdade dos direitos humanos é garantida e vigente.

Não admitimos a violência em nenhuma de suas expressões em que o respeito pelas diferenças e pelas minorias seja posto em risco.

Trabalhamos com a singularidade e apostamos no diálogo como ferramenta essencial de convivência tanto nos sujeitos singulares quanto no coletivo.

Convocamos a todas as forças democráticas e sociedades psicanalíticas, em particular, para trabalhar em conjunto com as suas diferenças, a fim de assegurar condições de convivência respeitosa que removam os perigos de um retorno aos tempos sombrios que marcaram o nosso passado recente.

Cristina Fulco
Presidente

Abel Fernández
Secretário Geral

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
O Programa Comunitário “Psicólogos Contigo” recebeu o prêmio IPA Comunidade