Lançamento SEMEAR 2021

Julho, 2021.

Estimadas e estimados colegas: Membros FEPAL e OCAL.

Esperamos que se encontrem bem.  Aproveitamos o ensejo para convidá-los a participar do projeto Semear. 

SEMEAR é uma proposta da Diretoria de Bebês, Infância e Adolescência da Fepal, que busca desenvolver e construir um espaço virtual onde se promova um diálogo ativo sobre temas dessas etapas da vida, na ideia de formar um espaço de encontro e comunicação entre nós e a comunidade mais extensa, para pensar os bebês, a infância e a adolescência desde olhares psicanalíticos. 

Buscamos que esta comunicação se dê no espaço virtual através de publicações de textos (posts),  podcasts,  vídeos com entrevistas sobre diversos temas que nos aproximem do pensar sobre os bebês, a infância e a adolescência. Queremos convidá-los então a participar do SEMEAR de diversas modos, mas especialmente estimulando-os a contribuir com textos que,  sob os olhares psicanalíticos, promova o diálogo com a comunidade geral de América Latina sobre a(s) Infância(s) e a(s) Adolescência(s). 

Desejamos continuar o movimento de abertura da psicanálise para com a comunidade, contribuindo para repensar as noções e teorias sobre nossos bebês, crianças e adolescentes, acompanhando, assim, as mudanças socioculturais que experimentam no momento atual. A proposta é refletir e, ao abrir novas perspectivas de compreensão, aproximarmo-nos no entendimento das imagens atuais dessas fases iniciais da vida. Acreditamos que estes textos podem se tornar “sementes” de diálogo e de intercâmbio, para a futura “colheita” quando a situação de crise apazigue. 

Estamos muito animadas em enriquecer o SEMEAR com tuas contribuições. Ficamos na expectativa de receber tuas propostas de temas e textos. 

Os textos a serem  postados devem  cumprir com os seguintes requisitos:

  • Máximo de 400 palavras.
  • Linguagem para divulgação: Como nosso objetivo é compartilhar com colegas e com o público em geral, é importante aprofundar a reflexão, mas mantendo uma linguagem compreensível e clara, nos quais os termos psicanalíticos possam ser entendidos pelo público não psicanalítico.
  • Para manter o cuidado ético e a confidencialidade, dado que serão publicados em uma rede social (Facebook), os textos não devem incluir casos clínicos. 
  • No texto deve constar o nome completo do autor, bem como o nome da Associação / Sociedade Psicanalítica a que pertence.
  • Os documentos devem ser entregues em Word, fonte Arial 12 e espaço  1,5 entre linhas.
  • Solicitamos que os textos sejam enviados nos dois idiomas – Português e Espanhol, com tradução não  realizada por  tradutor virtual. 
  • O texto deverá acompanhar uma (ou mais) sugestão de imagem.  Esta deve ser livre de direitos autorais (Como sugestão indicamos o site https://pixabay.com/pt/). 
  • Os autores podem enviar/referir artigos psicanalíticos ou vídeos relativos ao tema, para que possamos publicar em nossa página do Facebook, com o objetivo de ampliar e aprofundar as discussões.
  • Os textos devem ser enviados a: semillarfepal@gmail.com 
  • O prazo para receber suas propostas é 15 de agosto de 2021.
  • Edição dos textos: Com o objetivo de manter a unidade do SEMEAR em suas publicações, a equipe editora poderá sugerir ao autor algumas adaptações ou edições no texto. A responsabilidade pelos pontos de vista expressos no material são única e exclusivamente do autor. O texto será publicado depois de revisado pelo autor, após a proposta de modificações, caso houver.  

Esperamos que SEMEAR seja um espaço criativo de difusão da psicanálise, acreditamos no psicanalista como participante ativo na sociedade, que atravessa um momento de intensa transformação. Queremos, para isto, contar com tua valiosa participação. 

Atenciosamente, 

SEMEAR

Equipe SEMEAR

Valéria Silveira – Brasil – Coordenadora. 

Aline Santos e Silva – Brasil – Membro

Veronica Vigliano – Argentina – Membro

Lorena Polo – México – Membro

Carolina Janto – Peru – Membro

Aline Pinto

Diretora da área de Bebês, Infância e Adolescência FEPAL 

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
PODER, décimo terceiro número de Calibán, Revista Latino Americana de Psicanálise
X