Grupo de Psicanalistas na Comunidade da FEPAL – Notícias de Maio

Apresentação de Projetos Comunitarios dentro do Grupo: 

– Na reunião de maio, Maria Elizabeth Cimenti (psicanalista da SPPA) e Luciane Pujol apresentaram ao grupo de estudo o trabalho que estão fazendo em Porto Alegre “Palabras que callan, cuerpos que hablan: una posible intervención psicoanalítica” (Palavras que calam, corpos que falam: uma possível intervenção psicanalítica). Foram feitas considerações sobre uma experiência de psicoterapia de grupo psicanalítica com crianças institucionalizadas. Este trabalho terá continuidade na próxima reunião de junho, devido interesse que despertou em todos.

Produção de Pesquisa e Artigos Científicos: 

– As propostas para dois painéis, um workshop, um conversatorio e um curso para o Congresso da FEPAL México foram enviadas e recebidas pelos organizadores. O curso já foi aprovado e sua estrutura e dinâmica foram projetadas para divulgá-lo e realizá-lo como previsto por este congresso, em dois dias de uma hora e meia.

– APU (Associação Psicanalítica do Uruguai), nos informou que nossa participação com Patricia Arévalo e Marcelo Viñar foi aprovada para o congresso da APU em agosto.

– A partir de sexta-feira, 6 de maio de 2022, teve início no Instituto Universitário de Saúde Mental da APdeBA um curso sobre modos de intervenção na comunidade, como parte das atividades de extensão dirigidas por Isabel Mansione e Diana Zac como docentes (membros do grupo) e com a colaboração de Santiago Carballo (analista em treinamento). É gratuito e conta com 35 participantes, incluindo psicólogos, psicanalistas, médicos e professores.

– Em 13 de maio, três instituições: IMAGO (Instituto de Treinamento para Psicoterapeutas Psicanalíticos Orientados, Nápoles) da Itália, IUSAM (Instituto Universitário de Saúde Mental) e APdeBA (Associação Psicanalítica de Buenos Aires) da Argentina, realizaram uma conferência acadêmica. O modelo ítalo-argentino Educreando© Binacional, organizou este encontro.

Foram convidados psicanalistas latinoamericanos do grupo de estudo e psicanalistas europeus que trabalham com arte e também são artistas de algum ramo desta disciplina: Fernando Orduz, Alice Lewkowicz, Eliane Marcelino, Teresa Rocha, Ximena Maurial, Maria Cecilia Rodríguez, Diana Zac, Alicia Mallo, Prof Noemi Milton, Massimno Doriani (Itália), Luis Perrota (Itália) e Elizabeth Palacios (Espanha).

– Deixamos o link com a gravação do Congresso Internacional de Psicanálise, Arte e Inclusão Social, em três idiomas, espanhol, português e italiano:

Atividades de mídia durante 2022: 

– Em 1º de maio de 2022, Mirta Itlman TN digital, saúde e familia falaram  sobre “Crianças habitadas pela guerra: as conseqüências da Violência”.

https://tn.com.ar/salud/familia/2022/05/01/ninos-habitados-por-la-guerra-las-consecuencias-de-la-violencia/

– Em 4 de maio de 2022 na rádio LU2 na Bahia Blanca foi realizada uma entrevista com Isabel Mansione, que divulgou o Projeto Educreando Binacional no contexto do Congresso Internacional “O Estado da Arte”.

– Em 16 de maio de 2022, na Rádio Maria de Córdoba, foi realizada uma entrevista sobre “A arte como forma terapêutica”. 

https://radiomaria.org.ar/programacion/arteterapia-el-arte-como-via-terapeutica

 Email para contato do grupo de estudo : Isabel Mansione : isabelinesman@gmail.com 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Custom Sidebar

You can set categories/tags/taxonomies to use the global sidebar, a specific existing sidebar or create a brand new one.