Trabalho do Negativo

Autora: Vera Lamanno-Adamo

Sociedade: Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e Grupo de Estudos Psicanalíticos de Campinas

Email: vlamannoadamo@gmail.com

Título: Trabalho do Negativo

Edição: Casa do Psicólogo, São Paulo, 2014

Palavras-chave: trabalho do negativo, dinâmicas de relação continente-contido,                          continente flácido, continente complacente, continente autotélico.

Contracapa

Os textos apresentados neste livro foram desenvolvidos e publicados no período de 1995 a 2013, para pensar sobre as dificuldades que vinha enfrentando com alguns pacientes. Dificuldades de estabelecer um vínculo afetivo significativo e de lidar com análises que se tornaram repetitivas, estáticas e improdutivas. Isto me levou a questionar a técnica psicanalítica e levantou questões sobre o funcionamento psíquico do paciente e o conjunto de defesas utilizadas.

Sustentada pela formulação de Green, que um determinado continente se subdivide em uma série de outros que abrigam um mesmo contido, porém o fazem através de diferentes estruturas defensivas, proponho múltiplas dinâmicas de relação  continente-contido que subsidiam e são subsidiadas por diferentes conjuntos de defesas que funcionam para promover uma negativização das angústias de qualidade catastrófica que emergem a partir do mundo relacional com suas complexidades e conflitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Custom Sidebar

You can set categories/tags/taxonomies to use the global sidebar, a specific existing sidebar or create a brand new one.