En hombros de un gigante. Desde el basamento rocoso subyacente a la eficacia psicoanalítica

Autor: Héctor Krakov

Título: En hombros de un gigante. Desde el basamento rocoso subyacente a la eficacia psicoanalítica

Lugar de edição:  Buenos Aires

Editora: Natalia Monsegur

Ano de edição: 2021

Palavras-chave : Transferência, repetição, interpretação, desidentificação, mudança psíquica.

Email para contato: hectorkrakov@gmail.com

Sinopse:
É importante salientar que a primeira metade do livro inclui uma leitura sequencial de textos de sua Obra sobre a técnica psicanalítica. Queria registrar esse percurso para a geração de jovens colegas; foi um esforço que valeu a pena. Tenho a total convicção de que um físico não poderia falar sobre a teoria da relatividade sem ter estudado exaustivamente a proposta de Albert Einstein. Embora considere que uma grande proporção de jovens colegas, dedicados à psicanálise, pode não ter lido textos freudianos. E, ainda mais, talvez eles possam estar convencidos de que não é necessário fazer isso. Portanto, sem esperar que a leitura da síntese que preparei fosse suficiente, imaginei que quem a lesse teria uma ideia da técnica analítica como um todo. A partir da qual, ela poderia gerar interesse para buscar, em particular, conceitos ou ideias no texto original.

A segunda parte do livro contém minha posição sobre a eficácia psicanalítica. Ela começa com um trabalho que valorizo especialmente: “Estudo sobre o conceito de agieren” (Krakov, H., 2010). Trata-se de uma exploração conceitual do termo usado por Freud, em alemão, para a posta em ato do inconsciente. Ao verificar o conceito nas edições em alemão, inglês e espanhol, cheguei à conclusão de que, quando foi traduzido para o inglês, pode ter havido um deslocamento de sentido, trazendo consequências para a psicanálise como um todo.

O texto continua com dois casos clínicos de colegas, o paciente K e o tratamento de um menino de 10 anos. Por meio deles, relaciono minha proposta conceitual do sujeito inconsciente com a noção de enactment.

O livro finaliza com a exposição de duas exemplificações clínicas minhas e a minha postulação sobre a eficácia psicanalítica.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Custom Sidebar

You can set categories/tags/taxonomies to use the global sidebar, a specific existing sidebar or create a brand new one.