En hombros de un gigante. Desde el basamento rocoso subyacente a la eficacia psicoanalítica

Autor: Héctor Krakov

Título: En hombros de un gigante. Desde el basamento rocoso subyacente a la eficacia psicoanalítica

Lugar de edição:  Buenos Aires

Editora: Natalia Monsegur

Ano de edição: 2021

Palavras-chave : Transferência, repetição, interpretação, desidentificação, mudança psíquica.

Email para contato: hectorkrakov@gmail.com

Sinopse:
É importante salientar que a primeira metade do livro inclui uma leitura sequencial de textos de sua Obra sobre a técnica psicanalítica. Queria registrar esse percurso para a geração de jovens colegas; foi um esforço que valeu a pena. Tenho a total convicção de que um físico não poderia falar sobre a teoria da relatividade sem ter estudado exaustivamente a proposta de Albert Einstein. Embora considere que uma grande proporção de jovens colegas, dedicados à psicanálise, pode não ter lido textos freudianos. E, ainda mais, talvez eles possam estar convencidos de que não é necessário fazer isso. Portanto, sem esperar que a leitura da síntese que preparei fosse suficiente, imaginei que quem a lesse teria uma ideia da técnica analítica como um todo. A partir da qual, ela poderia gerar interesse para buscar, em particular, conceitos ou ideias no texto original.

A segunda parte do livro contém minha posição sobre a eficácia psicanalítica. Ela começa com um trabalho que valorizo especialmente: “Estudo sobre o conceito de agieren” (Krakov, H., 2010). Trata-se de uma exploração conceitual do termo usado por Freud, em alemão, para a posta em ato do inconsciente. Ao verificar o conceito nas edições em alemão, inglês e espanhol, cheguei à conclusão de que, quando foi traduzido para o inglês, pode ter havido um deslocamento de sentido, trazendo consequências para a psicanálise como um todo.

O texto continua com dois casos clínicos de colegas, o paciente K e o tratamento de um menino de 10 anos. Por meio deles, relaciono minha proposta conceitual do sujeito inconsciente com a noção de enactment.

O livro finaliza com a exposição de duas exemplificações clínicas minhas e a minha postulação sobre a eficácia psicanalítica.

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
Nº7
X