Dia dos Mortos

É uma festa tradicional celebrada principalmente no México, onde teve sua origem, e também em alguns países da América Latina.

Ocorre nos dias 1 e 2 de novembro, onde se acredita que as almas dos mortos retornam nessas noites para desfrutar dos pratos e flores oferecidos por seus parentes. As oferendas são colocadas como uma forma de contar a história da família à qual se pertence. Cada oferenda é personalizada com os alimentos ou produtos que o defunto gostava de desfrutar na vida.

O Dia dos Mortos é uma das representações mais relevantes do patrimônio vivo do México e do mundo, e uma das mais antigas e fortes expressões culturais entre os grupos indígenas do país.

Este encontro anual entre as pessoas que o celebram e seus ancestrais desempenha uma função social que lembra o lugar do indivíduo dentro do grupo e contribui para a afirmação da identidade.

Compartilhamos algumas obras de artistas que foram inspirados por esta celebração, como Diego Rivera, Violeta Juárez, Jorge Hernández, Tareak Rivera.

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
Clarice Lispector
X