Mensagem da Comissão Diretiva da FEPAL

Aos Membros e Analistas em formação da FEPAL

Estimados colegas,

Em nome da Comissão Diretiva da FEPAL, frente ao crescimento ininterrupto da nova pandemia que afronta o mundo, desejamos expressar nossa preocupação e solidariedade não só com aqueles companheiros, membros e candidatos que foram afetados pela infecção, como também com as Sociedades e Institutos de nossa região que são confrontados à tomar decisões drásticas no que afeta às suas operações  habituais, tais como postergar seus projetos científicos e diferentes atividades, tanto internamente como nas diferentes áreas relacionadas à formação e ao trabalho com a comunidade.

Quando a violência da realidade externa invadir nossa prática a um extremo que assume as características de uma verdadeira situação traumática com seus efeitos de medo, angústia e pânico como os que estamos vivendo em nossas populações, chegando, em muitos casos, à dupla analítica, é impossível que o trabalho no eixo de transferência e contratransferência não seja afetado, questionando nossa neutralidade e abstinência na medida em que somos confrontados ao desafio para manter o processo analítico, com as variações do enquadre, a frequência e as variações de tempos e espaços que esta realidade externa nos convoca.

Nós queremos expressar, que desde as diferentes áreas da diretiva, somos receptivos às considerações, propostas e comentários que vocês acharem relevantes para nos enviar a fim de continuar o diálogo inaugural proposto em nossa plataforma.

A preparação do Congresso continua a toda velocidade e já superou as 700 intenções de trabalho. Mantemos um contacto permanente com a Universidade e as distintas áreas da cultura, espaços a partir dos quais foram confirmando com entusiasmo sua participação nas diferentes modalidades do Congresso. Estamos planejando um sistema de bolsas de estudos para favorecer a presença de estudantes e jovens profissionais e continuamos especialmente vigilantes aos efeitos não só da situação da pandemia que estamos enfrentando, mas também às variações do dólar. Todas essas medidas apostam em habilitar uma maior participação no Congresso.

Finalmente, comentamos que por razões de proteção e segurança na área da saúde, decidimos adiar o Conselho do Presidentes marcado para o 17 e 18 de abril, em Montevidéu, para começos de julho, data que vai ser confirmada com tempo, dependendo da evolução da pandemia.

Em acordo com Virginia Ungar, decidimos acompanhar a proposta da IPA em relação a uma subscrição opcional a uma Listserv que vai ser enviada em breve, com o fim de criar um espaço de intercambio sobre reflexões e experiências com os colegas das diferentes regiões durante o tempo que esta situação durar.

Carinhosamente

María Cristina Fulco

Presidente da FEPAL

Abel Fernández

Secretário Geral

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
Entrevistas com os 7 Representantes da América Latina no Board da IPA – Alejandra Rey