Conselho de Presidentes

Nos dias 3 e 4 de julho de 2020, como conseqüência da pandemia do Covid-19, foi feito o primeiro Conselho Virtual de Presidentes na história da FEPAL. Assistiram os presidentes de 33 das 35 sociedades componentes, a Diretora da Calibán Raya Zonana, o Diretor da Bivipsi, Luis Armando Gonzáles, a Diretora da ILAP Olga Varela e os sete integrantes do Board da IPA, cujo relatório foi apresentado pela Gleda Araujo, como ligação entre o Board e a C. Diretiva da FEPAL.        
Os dois candidatos à presidencia foram convidados a participar como observadores e a apresentar suas plataformas para a próxima diretiva da FEPAL, cuja sede será no México: Andrés Gaitán da SPMéxico e Olga Varela da Sociedade Ps de Guadalajara.

Não foi possível trabalhar na Reforma dos Estatutos, pois a Comissão não apresento até agora o Conselho, seu relatório com as modificaçãoes e propostas feitas pelas sociedades, ao relatório preliminar.

O Conselho passou durante dois días de intenso trabalho (no sábado, trabalhou por 10h consecutivas, nas quais era quase impossível realizar um intervalo de meia hora), durante o qual podemos destacar momentos de concordancia e outros de fortes controvérsias.

Dos relatórios das áreas da C. Diretiva, destacamos o apresentado pela C. Científica, Diretora Elizabeth Chapuy, em que foi exposto o detaiado relato sobre a realização do Congresso Virtual que ocorrerá durante o mes de outubro, e que manterá a estrutura original com seus 3 eixos: Subjetividade, Otredades e Culturalidades. O Congresso acontecerá nas sexta-feiras e sábados do mes de outubro. Destaca o desempenho da C. Científica local articulado com o trabalho da C. Científica da FEPAL e o relatório completo de todas as despesas incorridas na área até agora.

O relatório de Tesouraria, Susana Muszkat, mereceu parabéns, pela abragência e transparencia das contas, situação que levará ao resultado de que o saldo final será apresentado uma semana após do final do Congresso. O usual de outras gestões foi um atraso de 6 até 8 meses para a entrega do relatório.

O relatório da Comunidade e Cultura, Laura Katz, tuvo base na construção do mapa interativo onde você pode tornar visíveis todos os projetos comunitarios que estão sendo realizados nas diferentes sociedades da FEPAL, como também o establecimento de redes de comunicação entre os diferentes programas das sociedades. O programa foi carregado no Site, em espanhol e portugués. Foram feitas Jornadas Inter-regionais, entrevistas na rádio, o Primeiro “Encontro Latino-Americano de Cinema e Psicanálise”, o projeto Fotografías nas Fronteiras”, como também a participação em Simpósios e Jornadas.

O relatorio da I. e Adolescência, Elizabeth Cimenti, destacou pela Publicação do “Manifesto contra a violação dos dereitos humanos de I. e A.”. Pela constitução do “Comitê de Políticas Públicas”, pela criação do segundo Manifesto: “Vidas Marcadas”, cujo conteúdo aponta para a construção da subjetividade nas crianças históricamente traumatizadas. O Manifesto foi apresentado no mes de junho no Webinar da FEPAL.
O manifesto que será apresentado no Congresso, sobbre a violação dos Direitos Humanos das I. e A. será temática de discussão duranto o Simpósio de I. e Adolescêntes nos dias previos à abertura do Congresso da FEPAL em outubro de 2020.
Foram feitas Jornadas Inter-regionais, em Assunção e Montevidéu, as quais abordaram diferentes temáticas, e continuaram com “Diarios a la Calle”, e o espaço do debate “Semear”, publicados na Web da FEPAL e no Facebook, com un total de 11 textos e tres filmes curtos. Outras atividades foram adiadas pela chegada da pandemia.

Em relação à área de Publicações, Lúcia Palazzo, foi informado sobre a realização do projeto, atualização e mudança dos conteúdos para o novo Site, incrementando o acesso à página, de 250 a 20.500 usuários. Também sobre a criação da “Conexão FEPAL”, boletím bi-mestral, como também as quatro colunas (Fronteiras Culturais, Arquivos de Psicanálise, Ficções de Divã e Semear, da coordenação de C e Adolescentes). A publicação dos quatro Manifestos da FEPAL, foram as publicações que tiveram maior impato. O Site e Facebook foram as vías de maior difusão.

O Conselho Profissional, Alicia Briseño, trabalhou na orientação, assistência e intermediação, apoiando as distintas instâncias que exigiam. Foram feitas supervisões sem costo com a participação dos candidatos de OCAL e ILAP, membros e supervisores.  Esta chamada à qual 11 supervisores e 15 supervisandos responderam inicialmente, criando 2 grupos, azcançou no 2019 a demanda de 134 solicitudes de supervisandos e 27 supervisores. 20 grupos de trabalho foram criados. Participaram nas Inter-regionais de México com a temática da ética. O interesse foi sustentado na criação de um Código de Ética para FEPAL: a qual a realização das Jornadas com a temática “O Desarroio da ética nas Instiutuções Psicanaliticas” foram adiadas pela pandemia. Tópico a ser apresentado no último Webinar da FEPAL, da atual gestão, a ser realizado no mes de agosto, 2020.

Relatório do Board da IPA   
Gelda Araujo, como ligação do Board Latino-americano com a FEPAL, centrou seu relatório nos siguientes pontos: a) o nombramento em junho de 2019 dos integrantes do Board para integrar os comités ejecutivos, de finanças, e das nominações; b) recomendação de um Código de Ética para as sociedades; c) ajuste anual pela inflação a partir de 2023; d) descontos das dívidas para 2020: %50 para as sociedades argentinas; f) extenção da dívida aos membros das sociedades venezolanas; g) congresso de Vancouver junho 2021; h) nomeação de candidatos IPSO para os comités da IPA; I) grupos de estudo em Corea do Sur e China.

Algumas Reflexões:

Os distintos relatórios da área diretiva foram bem recebedos, e em cada um deles percebeu o intenso trabalho nesta gestão, por meio das perguntas e intervenções de parte dos presidentes. Em cada área destacam as inovações realizadas: incrementou o contato direito com os membros e candidatos das sociedades ao ponto que a Pte da OCAL, Ximena Palabé, de acordo ao proposto na Plataforma de Abertura desta gestão, começou a formar parte da Comissão Científica local, mantendo um diálogo permanente com a C. Diretiva.

A repercussão dos efeitos gerados pela pandemia, no campo da prática clínica e da saude foi compartilhado pelas todas as sociedades.    
O ponto mais difícil, provocante das controvérsias e fortes discussões, tem relação com a repercussão que ao nivel econômico padecem as sociedades da região, pela enorme inflação da moneda em seus países. Sete sociedades solicitaram exoneração do pagamento do aporte à FEPAL do ano 2020. Tendo em consideração o serio perjuicio econômico, que essa solicitude terá nas finanzas da FEPAL (US70.000 ingresos menores), não só nesta gestão senão também nas futuras diretivas, a tesouraria da FEPAL e a C. Diretiva considerou necessário levar a grave situação ao Conselho de Presidentes, para que seja considerada pelas todas as sociedades da FEPAL.
O tópico deu origen a debates longos e intensos, votando finalmente em forma negativa a exoneração da deuda, propondo o refinanciamento para cada uma das sociedades deudoras. A propotsa de refinanciamento tem o prazo para entregar um plano de pagamento, até o 31 de julho de 2020. Foi lembrado que de acordo ao artículo 13 dos Estatutos da FEPAL, o incumplimento da mesma, impide ao membros das sociedades deudoras que façam parte da Comissão Diretiva e das diferentes comissões da FEPAL.

Em relação à Revista Calibán, depois de uma longa discussão, se votó, pela mayoría, não pela unanimidade, continuar com a edição em papel, e se mantuvo a despessa de U$38.000 por treis anos mais.

Em relacção à C. Eleitoral, vem trabalhando para a preparação da votação virtual, acordó ao asessoramento da Escribana da FEPAL. A FEPAL vai contratar uma empressa externa, que se ocupe do procedimento para a votação e do conteio dos votos, asegurando a transparência e privacidade do fato eleitoral. O procedimento será acompanhado pela C. Eleitoral. Foi aprobada a por votação a realização das eleições no mes de setembro, em forma virtual.

Finalmente se comemoró e deu a benvinda à sociedade da Curitiba, pelo ingresso a FEPAL.

Registramos que, para um relatório mais completo, a ata está sendo preparada, com a gravação do trabalho realizado em todo o Conselho.

María Cristina Fulco

11 de Julho de 2020

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
FEPAL – Atendendo à Emergência – Infâncias/Adolescências e Psicanalistas: Re-Criando Fronteiras em Tempos de Pandemia