Conselho de Presidentes, Montevidéu 5 e 6 de abril de 2019

Realizado em Montevidéu, em 5 e 6 de abril 2019, o primeiro Conselho de Presidentes da nova gestão da FEPAL.  Calibán foi representada através da sua editora-chefe, Raya Zonana (Brasil) e da editora associada, Carolina Garcia (Uruguai). Contamos, também, com a representante de ILAP, diretora Olga Varela (Guadalajara), Bivipsi, representada por Luis Armando Gonzalez (Guadalajara) e os representantes do Conselho da IPA. Tivemos os convidados para o encerramento do Conselho, o cientista político uruguaio e historiador, Dr. Gerardo Caetano, Grau 5, professor da Universidade da República, membro da Academia de Artes e Ciências do Uruguai e da Real Academia Espanhola. E o Dr.Marcelo Viñar, ex-presidente da FEPAL, membro honorário e ex-presidente da APU. O tema da conferência foi “A América Latina na Encruzilhada: a profundidade das mudanças e incertezas”
O clima caracterizou-se pelo entusiasmo e simpatia de seus participantes, permitiu desenvolver intenso trabalho ao longo dos dois dias, o que favoreceu a implantação de projetos, conhecer dificuldades e realizações de cada uma das sociedades da nossa Federação.

Sexta-feira foi dedicada à apresentação de projetos em cada uma das áreas da diretoria, com a apresentação das propostas para os Presidentes das Sociedades de FEPAL das plataformas de trabalho da atual diretiva, que foram ancoradas nos objetivos da Plataforma apresentada no início da gestão em relação a “ir encurtando a distância entre os membros das Sociedades e Institutos com a diretoria, fortalecendo o sentimento de pertencimento e de sinergia, de modo a ter uma participação direta sustentando um feed back que nos permite caminhar juntos para a conclusão do Congresso de 2020”.

Como exemplo do departamento Científico coordenado por Elizabeth Chapuy (Córdoba), todos os diretores científicos de FEPAL, e a Diretiva OCAL, foram informados sobre o convite para apresentar propostas sobre questões de interesse de cada região para a eleição do tema do próximo Congresso, descentralizando assim, como tem sido habitual, ou seja, que a proposta tenha surgido a partir da comissão executiva. A resposta foi grande e entusiasta e definido o tema já divulgado: “Fronteiras”, que abre os diferentes eixos que vão dar estrutura ao Congresso. Também foi relatado que uma nova estrutura funcional para o Congresso está sendo trabalhada pela Comissão.

Da Tesouraria, Susana Muszkat (S Paulo) assinala a importância de levar adiante as mudanças propostas apresentadas pela empresa de consultoria contratada pelo fim da administração anterior. Importante lembrar que, dadas as dificuldades econômicas em nossa região, a cota de FEPAL é de US $ 6 por mês e não reajustada desde 2012; que os três últimos congressos da FEPAL tiveram perdas; que a receita da FEPAL vem principalmente das contribuições das sociedades associadas. Isso leva à necessidade de ser extremamente cuidadoso com as despesas e para cumprir com os estatutos e regulamentos. Relata-se que, atualmente, algumas das sociedades que estavam em atraso nas suas contribuições para FEPAL foram atualizados, deixando apenas APA com um atraso, em razão do qual foi proposto e aceito, pelo seu presidente, o refinanciamento de sua dívida.

Nos referimos ao link para o informe completo da Diretoria, de outras áreas, e outras intervenções que não são listados no presente relatório.

Em relação à Psychoanalysis Today – E- Journal    recordam-se as questões levantadas pela FEPAL, Presidente e Secretário do Conselho, na reunião em Lima, em setembro de 2018 e fevereiro 2019 N York, solicitando a redução da contribuição de US25.000 para US15.000 anuais, fundada sobre a grave situação econômica que atravessa a nossa região. Esta proposta foi aprovada pelas 4 federações que compõem o Board.


Sociedades Venezuelanas. Os presidentes das duas sociedades venezuelanas, ASOVEP e SPDE Caracas, sob as circunstâncias que estão vivendo em seu país, têm sido impossibilitadas de participar do Conselho e enviaram duas cartas que foram lidas pelo representante, Paul Santander, para o Conselho, que estão relacionados às dificuldades sentidas em relação à tarefa analítica para sustentar ambos, os analistas de formação, como também a análise de pacientes, devido à forte emigração e impossibilidade de enfrentar as despesas, apesar da forte redução de honorários que os analistas fazem para poder continuar a formação. Essas duas cartas, a pedido das presidentes, de ambas as Sociedades, estão disponíveis no site da FEPAL, clicando aqui.

Calibán RPL: Revista Latino-americana de Psicanálise​​, em espanhol e português, com a aspiração de ser traduzida para o Inglês (até agora só foram traduzidos 3 números). Raya Zonana – editora chefe da Calibán, apresentou o número 13 da revista, Poder, anunciando os números seguintes: 14, FemeninX, antes do Congresso da IPA, 15, Paixão, e antes do Congresso FEPAL 2020, Fronteiras. Observou-se que até agora tem sido capaz de ajustar o custo de edição da revista aos U$ 38.000, estabelecido pelo CP, de maio de 2017. Também ressaltou a importância do conteúdo da Revista e a difusão fora da comunidade psicanalítica. Está sendo implementada a assinatura da revista dentro de cada sociedade, de modo que cada membro recebe a revista incluindo o seu custo na taxa social, bem como de ser promovido e vendido em congressos, conferências e simpósios das sociedades.

ILAP: relatório interessante e abrangente de Olga Varela, Diretora Geral do ILAP com o anúncio de que dois candidatos, de Quito e outra em Honduras, concluíram a sua formação e podem ser apresentados para serem nomeados membros diretos da IPA. Os critérios para a participação de membros das sociedades da FEPAL para ministrar seminários e supervisões e realizar análises são explicados por meio de uma chamada aberta às sociedades para os membros interessados ​​na tarefa. Destaca-se a importância de acordos com as universidades para a realização de Conferências, Colóquios, Oficinas Online e o trabalho com a interdisciplinar. (veja mais no link)

BIVIPSI: Biblioteca Virtual de Psicanálise, Luis Armando González, diretor (Guadalajara). Integra o banco de dados destinado a divulgar a produção científica dos Componentes da FEPAL. É acesso livre e aberto. Também incorpora publicações de outros editores externos de Psi (Humanidades, Ciências Sociais, Pesquisa, etc.). Permite pesquisa no banco de dados, acesso a textos completos, links para instituições relacionadas, consultas ao bibliotecário. Solicita maior divulgação pelas sociedades e institutos FEPAL, bem como OCAL, e a presença de BIVIPSI no Congresso proposto FEPAL e IPA.BIVIPSI : Biblioteca Virtual de Psicoanálisis. Luis Armando González , Director (Guadalajara) . Integra la base de datos  destinada a difundir la producción científica de las Sociedades Componentes de FEPAL. Es de acceso libre y gratuito. También incorpora  publicaciones  de otros Editores del campo Psi externos (Humanidades, Ciencias Sociales, Investigación etcs). Permite búsqueda en la base de datos, Accesos a textos completos, Links a instituciones relacionadas, consultas al Bibliotecario. Se propone una mayor divulgación a Sociedades e institutos de FEPAL, así como a OCAL, y la presencia de BIVIPSI en congresos de FEPAL  e  IPA.

Estatutos Comissão de Revisão: Esta comissão foi delegada à Assembleia de Delegados do Congresso de Cartagena. Em um relatório extenso e abrangente sobre a revisão dos Estatutos e Regulamentos anteriormente enviados para Presidentes. A Comissão apresentará à diretiva FEPAL o documento final a ser discutido na Assembleia Geral Extraordinária em 2020.


Informe dos Representantes latino-americanos do Board da IPA Relataram que sua função é uma ligação entre a IPA e as Sociedades de FEPAL, informando os membros das sociedades das questões discutidas nas reuniões do Conselho de Administração da IPA que lhes dizem respeito, e levantar preocupações, sugestões e perguntas que as Sociedades considerem relevantes. Falamos sobre a proposta de nomear um representante de AL no Board que esteja em contato constante com a diretoria da FEPAL e a necessidade de um trabalho conjunto IPA- FEPAL. Também a possibilidade de redução das contribuições para a IPA das sociedades cujos países sofrem uma desvalorização da moeda de 45%. Colocam o projeto de programa de visitas Candidatos (Visiting Candidates Program) VCP, para os candidatos que querem visitar ou viajar para outros Institutos ou Congressos.n

Maria Cristina Fulco
Presidente da FEPAL

                                                                                             

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
Palavras de Fernando Orduz