Como faremos para viver juntos?

Detalhe da obra Blue Head (1993-1998), de Willian Kentridge

Caros colegas,

Temos vivido diferentes momentos políticos, sociais e pandêmicos em cada canto da América Latina. Experimentamos a existência de algo como um enigma que nos convoca ao deciframento e à interpretação. Tentamos compreender, mesmo que de uma maneira tosca, as forças que estão em jogo do saber e do não saber, o que nos exige sustentar esse paradoxo.

Neste sentido, a revista Calibán acompanha o momento, criando em seu site o espaço “Notas para um mundo transtornado” com textos que tratam da complexidade deste período. A revista segue esta linha ao preparar seu próximo número, Efêmero, tema que abre múltiplas possibilidades para pensar a fragilidade, a impermanência, a fugacidade, que a partir da psicanálise toca eixos centrais da experiência humana.

Como sempre, textos que são endereçado a nós, psicanalistas, e a profissionais de outras áreas do conhecimento, enlaçados num intercâmbio pela escrita.

Calibán abre-se para o potencial latino-americano, propondo uma mesa no 33º Congresso da Fepal – Fronteiras, 2020, indagando-se “Como faremos para viver juntos?”

Esta atividade será em 23/10, sexta feira, das 16:00 às 18:00 horas, quando esperamos ter um fecundo diálogo com nossos convidados:  Olgária Matos, filósofa, Caterina Koltai socióloga e psicanalista e Paulo Endo, psicanalista.

Ponto de partida para reflexões, dentro daquilo que Freud afirmava ser causa de sofrimento, a relação com o outro será o tema que teremos a chance de investigar, pensando nas relações de alteridade em diferentes situações nas quais se apresenta, de maneira muitas vezes contundente, como no racismo, no sexisismo, na homofobia, naquele considerado “estranho”, estrangeiro, que no entanto, é fundamental para a constituição do sujeito.

Também, com grande satisfação, anunciamos que o número #Fronteiras estará acessível online, gratuitamente para os leitores, no site da revista: calibanrlp.com.

É um  número muito especial que acompanhará de perto as ideias do nosso congresso, com  textos polifónicos, potentes  para  estes tempos  inusitados de incerteza. Esperamos que possa ser uma inspiração para possíveis transformações.

Informamos ainda, que assim que  as sociedades reabram suas portas enviaremos as versões impressas em papel de Paixão e de #Fronteiras, os dois números deste ano de 2020.

Equipe editorial Calibán, RLP

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
Jornadas “Otro, Semejante-Enemigo” – Conferência de Collete Soler (França) – Inscrições abertas