Com o tema “O Estranho – Inconfidências, Congresso faz uma dupla homenagem: ao trabalho seminal de Freud, que completa 100 anos, e ao movimento mineiro dos Inconfidentes

A 27ª edição do Congresso Brasileiro de Psicanálise acontecerá, pela primeira vez, na cidade de Belo Horizonte, sob os cuidados da anfitriã Sociedade Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais (SBPMG). São esperados cerca de 1.200 participantes durante cinco dias de atividades, ente 18 e 22 de junho, no Centro de Convenções do Ouro Minas Palace Hotel. Com o tema “O Estranho – Inconfidências”, escolhido pelo conjunto dos diretores científicos das Sociedades e Grupos de Estudos federados, a Febrapsi faz uma dupla homenagem: ao trabalho seminal de Freud, que completa 100 anos, e ao movimento mineiro dos Inconfidentes.

Durante a semana do Congresso a capital mineira receberá psicanalistas de todo o país, além de profissionais de áreas afins e estudantes universitários, para um encontro que esperamos seja rico em trocas e experiências científicas, e prazeroso no reencontro com amigos que a psicanálise construiu.

As atividades pré-Congresso começam na terça-feira 18, com os Working Parties, que já fazem parte da nossa tradição, e a visita ao Instituto Inhotim, a 60 km de Belo Horizonte. É uma atividade científica inédita, em que arte e psicanálise se encontram, para uma imersão dos participantes na experiência do estranho.

A abertura do Congresso será no dia 19/06, às 19h, no Palácio das Artes, um dos famosos endereços da capital mineira. Após a solenidade de abertura e apresentação da contadora de histórias Beatriz Myrrha e das crianças da Orquestra de Cordas e Coral Infanto-Juvenil Cariúnas, os congressistas serão recebidos com um requintado coquetel para brindar o encontro.

A programação científica do XXVII Congresso Brasileiro está diversificada. São nove eixos de reflexão: pensando a psicanálise; psicanálise e cultura; a clínica; o conceitual; uso de tecnologias; comunidade e social; infância e adolescência; didático e o institucional. Esses eixos concentram 143 mesas redondas, somando 430 trabalhos, 19 cursos, 147 temas livres, além grupos de discussão, exercícios clínicos, diálogos e outras atividades. Em torno de 700 psicanalistas e outros profissionais estarão envolvidos na apresentação e debate de trabalhos teóricos, clínicos, sociais e culturais, com o intuito de trocar experiência e mostrar como psicanalistas de cada região do país trabalham e pensam a psicanálise brasileira.

Entre as atividades inéditas, destacam-se os Diálogos, encontros nos quais colegas irão expor convergências e divergências de pensamentos; as Conversas “não psicanalíticas”, sobre algum tema da cultura atual, apenas aparentemente alheio à psicanálise; a Clínica dos Fracassos, para se falar das experiências consideradas “casos fracassados”. E serão reeditadas as Reflexões, espaço no qual psicanalistas convidados discorrerão sobre um tema de seu profundo conhecimento e discutirão com a plateia.

A programação cultural foi especialmente organizada para oferecer aos congressistas o jeito de ser e de expressar mineiro. Com saraus musical e literário, seresta, contação de histórias, sessão de bordados, a exposição Caminhos de Minas, reunindo 28 artistas e artesãos mineiros e a gastronomia local.

O Automóvel Clube de Minas Gerais, outro ícone da arquitetura da capital mineira, foi escolhido para receber os congressistas no jantar de confraternização do Congresso, na sexta-feira 21.

Outra novidade deste Congresso é que toda a programação científica, cultural e social poderá ser acompanhada em aplicativo, disponível para qualquer celular. Basta fazer o download nas lojas Apple e Google Play. O app Congresso Febrapsi dispõe também de notícias, mapas das salas, vídeos, galeria de fotos, sistema de busca e um espaço em que o usuário pode montar sua própria agenda do Congresso.

Aproveite e desfrute do Congresso de todos nós!

Mais informações e inscrições no http://congressofebrapsi2019.com.br/

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Custom Sidebar

You can set categories/tags/taxonomies to use the global sidebar, a specific existing sidebar or create a brand new one.