Acaba de chegar um novo número de Calibán, Poder

Prezados colegas,

Acaba de chegar até vocês um novo número de Calibán, Poder.

Ao percorrerem suas páginas, encontrarão reunidas as vozes de um número importante de colegas psicanalistas e de pensadores de outras disciplinas da cultura.

Assim, esperamos retomar uma nova travessia da transmissão escrita que nos permita encontrar novos horizontes do pensamento, ter um outro olhar, orientar-nos por um novo mapa em nossas realidades latino-americanas tão ricas e tão castigadas.

Poder, por estar presente em todas as determinações da vida, em todos os campos da ação humana, torna-se opaco e de difícil abordagem. “O poder se aloja em espaços tão diversos, espraia-se em tantas vertentes e transborda”. Deste modo, Raya Zonana, no editorial, nos convoca a penetrarmos em seus labirintos e seguirmos seus rastros desde a intimidade do consultório à polis e ao laço social.

Desta vez, Vórtice dedica seu espaço a um tema candente: O Racismo como fator clínico relevante, e o Dossiê enfoca neste número O poder da palavra.

O efeito da palavra, seu poder simbólico adquire novas ressonâncias e afeta o mais íntimo quando os artistas nos dão seus traços, como os desenhos de Bansky, que das paredes do espaço urbano, entram  em cena nas nossas páginas. Na capa de Calibán, uma obra de Adriana Varejão, artista brasileira que nos impacta com criações de grande expressão plástica.

A esse respeito, Javier Garcia, colega da APU, comenta: “Calibán costuma golpear-nos com suas imagens  de capas belas e ao mesmo tempo fortes, sugestivas. Impacta a crueza de um  tear de carne, o visceral em um pano de fundo de azulejos brancos, de açougue ou antigos da colônia … quando o poder se impunha com crueldade  sobre os nativos e sobre os animais. Como hoje.”

É, para nós, muito gratificante que entre as atividades e apresentações em torno de Calibán, o trabalho “É tempo agora de vozes entre vozes apoiadas“, com o qual Laura Veríssimo foi merecedora do prêmio Psicanálise e Liberdade no último Congresso da Fepal em Lima, e que está publicado neste número da revista, será apresentado na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, no próximo dia 27 de junho. Desta atividade participarão a autora e Miguel Calmon, Diretor do Instituto da SBPRJ.

Neste momento estamos finalizando a edição do próximo número: FemininX, seguindo o tema do próximo Congresso da IPA em Londres.  Na sequência, iniciamos uma nova etapa de trabalho com nosso próximo projeto, Paixão.

Convidamos a todos que enviem seus trabalhos, para o que estendemos o prazo de entrega até o dia 15 de Junho.

Equipe Editorial Calibán

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
Psicoanálisis del trauma – Fundamentos teóricos, clínicos y terapéuticos