Chamada Aberta para a Imagem Visual do 34º Congresso – 2022

CHAMADA ABERTA PARA A CRIAÇÃO DA IMAGEM VISUAL DO 34º CONGRESSO DA FEDERAÇÃO PSICANALÍTICA DA AMÉRICA LATINA – 2022 

A Federação Psicanalítica da América Latina (FEPAL) convida para uma chamada aberta para a realização da proposta visual para a identidade gráfica de seu próximo Congresso, cujo título será Transitoriedades/Incertezas, a realizar-se em setembro de 2022.

O objetivo desta chamada consiste na eleição de uma obra plástica inédita que reflita e represente a temática do Congresso. A obra deverá poder ser utilizada na realização do poster do Congresso, assim como na difusão pelas redes e no merchandising.

É requisito a apresentação da obra em imagem visual, em alta qualidade em extensão png, jpg, jpeg, independentemente da obra plástica que se postule.

A obra eleita como ganhadora será premiada com a quantia de U$ 300 (trezentos dólares americanos).

Uma vez premiada, solicita-se a entrega da obra inédita escolhida. 

O jurado será composto por psicanalistas da Comissão Organizadora do Congresso.

A Comissão Julgadora se reserva o direito de não premiar nenhum dos trabalhos apresentados.

Regulamento

  • Os participantes do concurso devem ser residentes permanentes de um país da América Latina e serem maiores de 18 anos.
  • Deverá enviar o formulário de postulação junto com a fotografia da obra plástica, ao Comitê de Seleção, Concurso Imagem Visual do Congresso da FEPAL, para os e-mails: fepal.sede@gmail.com e corinanin@gmail.com
  • O ganhador assinará um contrato com a FEPAL, em que cederá os direitos de exploração da obra pela FEPAL, em forma ilimitada e exclusiva.
  • O envio da postulação se entenderá como a tácita aceitação das condições deste chamado.
  • Data de Início: 26/10/2021
  • Data de Término: 12/12/2021

Breve explicitação do marco conceitual do título do Congresso

Esta obra deve estar vinculada ao título Transitoriedades/Incertezas, levando-se em conta que se trata de um evento relacionado à psicanálise, que tem como eixo o inconsciente. A partir do que Freud levanta, o onírico é a via privilegiada de sua expressão, por meio da condensação, do deslocamento, da figurabilidade, portanto, a metáfora e a metonímia são seus componentes essenciais.

Com o tema Transitoriedades/Incertezas, pretende-se representar este tempo que nos tocou viver, em particular o da pandemia globalizada, mas também aquele consubstancial do sujeito, relativo aos lutos, às perdas, às faltas que acompanham o trânsito pela vida.

Freud assinala, por sua vez, quão enriquecedor e valioso possa resultar, também, o que “dura pouco”, o efêmero.

O conceito de Transitoriedades nos remete, além do trânsito, à ponte que comunica um lugar com o outro, ao tempo que transcorre entre um estado e o seguinte. É movimento, é o Ollin dos antigos mexicanos que abre o caminho às mudanças e às transformações.

As incertezas nos acompanham de modo permanente no caminho da vida, mas há épocas de maior confiança e outras de grande incerteza, como a que nos cabe enfrentar.

A psicanálise alude, também, às mudanças e transformações necessárias para que se leve a cabo uma nova metamorfose, produto das novas circunstâncias.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
NOME COMPLETO:
IDENTIDADE:
PAÍS DE ORIGEM:
RESIDÊNCIA:
TELEFONE:
E-MAIL:
TÍTULO DO TRABALHO:
GÊNERO DA OBRA:

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
5 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente
X