Carnaval

 O carnaval é uma festa comemorada em várias partes do mundo e o Projeto Cultura Ponte entre línguas pretende mostrar as reflexões dessa festividade em diversos pontos da América Latina colonizada. 

    O carnaval foi trazido ao Brasil pelos portugueses entre os séculos XVI e XVII. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma festa de origem portuguesa, que no Brasil  colônia era praticada pelos escravizados. Depois, surgiram os cordões e ranchos, as festas de salão, os corsos e as escolas de samba. Afoxés, frevo e maracatu também passaram a fazer parte da tradição carnavalesca brasileira. 

    A palavra carnaval é originária do latim, “carnis levale”, cujo significado é retirar a carne. O significado está relacionado com o jejum que deveria ser realizado durante a Quaresma, período que se inicia logo após a quarta-feira de cinzas, e também com o controle dos prazeres mundanos. 

    No Brasil o carnaval deriva da mistura das culturas africanas, indígenas e europeias.  Em cada região do país as festas carnavalescas possuem características próprias. Enquanto os cariocas desfilam suas fantasias em carros alegóricos ao som dos sambas enredos das escolas de samba, a Bahia pula atrás dos trens elétricos. No Recife e Olinda o agito é embalado pelo frevo, música alegre e movimentada que leva multidões a suas  ruas e ladeiras.

    O carnaval é uma das manifestações populares mais democráticas do  país, que permite a participação de todos os segmentos da sociedade. Através do uso de fantasias e das manifestações públicas populares, perde-se um pouco da individualidade  cotidiana das pessoas  e, dentro da alegria da música e da dança, se experimenta um certo sentido de unidade social, onde a tendência é deixar para trás as limitações da vida e se dedicar plenamente ao princípio do prazer.

    Na próxima semana falaremos do Carnaval em outros países da América Latina.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Custom Sidebar

You can set categories/tags/taxonomies to use the global sidebar, a specific existing sidebar or create a brand new one.