Calibán, RLP na Fronteira 2019/2020

Como seres simbólicos que somos, necessitamos de marcos. Desta forma, determinamos o final de um ano e o início de outro ano como uma fronteira. Um espaço e um tempo que findam e um novo espaço e tempo que surgem e que nos propõem uma dupla visão e uma reflexão: de onde estamos vindo e para onde pretendemos ir.

Assim, nesta passagem simbólica, podemos contar aos leitores deste Boletim que neste ano que finda Calibán lançou dois números, PODER e FEMININX, mantendo em seus artigos a proposta de apresentar o pensamento da psicanálise da AL em sua criativa diversidade.

Estas revistas foram apresentadas em diversas sociedades em eventos nos quais houve um fecundo debate de ideias.

Neste ano ainda, Calibán construiu seu site próprio: calibanrlp.com, no qual alguns dos artigos dos números lançados estão disponíveis como uma degustação que, esperamos, possa levar a uma curiosidade que faça cada membro da Fepal desejar ter a revista nas mãos, ter acesso a todos os seus artigos e ao seu design, tão questionador e impactante como costuma ser seu texto.

E como consequência de um 2019 produtivo, entramos em 2020 com o próximo número da revista já em finalização para ser lançado nos primeiros meses do ano: PAIXÃO é seu tema.

Seguindo todo o trabalho da atual Diretiva em suas inúmeras atividades, participamos desta comunidade ao prepararmos para lançamento no Congresso da Fepal 2020 em Montevidéu, um número irmanado ao tema do Congresso: FRONTEIRAS.

Ainda para este Congresso, Calibán também prepara um Conversatório que congregará psicanalistas e pensadores de outras disciplinas que possam favorecer intercâmbios que estimulem a construção de um pensar psicanalítico para um mundo em movimento como é este em que vivemos.

Desta forma, propomos fronteiras móveis que permitam a curiosidade, a busca de conhecimento e a construção de espaços de abertura e criação.

Esperamos que em 2020 possamos partilhar de novas ideias com um número cada vez maior de colegas.

A equipe editorial de Calibán composta pelos seus editores e pelos seus colaboradores espalhados pelos países da AL, deseja que 2020 seja um ano de encontros e descobertas. 

Raya Angel Zonana (Brasil)

Editora chefe

Eloá Bittencourt Nóbrega (Brasil)

Editora chefe suplente

Carolina García Maggi (Uruguai)

Editora associada

Cacilia Moia (Argentina)

Editora associada suplente

Cecilia Rodriguez (México)

Editora associada

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
China: un nuevo comienzo para el Psicoanálisis