Caetano Veloso

#PonteEntreLinguas | Ponte Entre Línguas da FEPAL é um projeto que busca nos unir através do intercâmbio entre dois idiomas, o português e o espanhol, que representam nossas culturas com suas diversas idiossincrasias. A Coordenação da FEPAL está comprometida com o reconhecimento de nossa heterogeneidade e, com ela, a possibilidade de trocar horizontalmente nossas opiniões e expressões, sendo a linguagem uma de suas muitas formas.

CAETANO VELOSO (Santo Amaro, Bahia, 1942), um ícone da música brasileira e um dos “grandes cantores-compositores do século”. Fundador em 1967, junto com outros artistas, do movimento Tropicalista, cujo objetivo era combater a ditadura brasileira através da arte musical. Ele também é poeta, cineasta e ativista político, um verdadeiro intelectual.

Nos deleitamos com a sensibilidade de Caetano, através da canção: Cajuína (2002).

Em 1968, trouxe ao Tropicalismo um grande amigo, um poeta do Piauí, TORQUATO NETO, que cometeu suicídio em 1972. Caetano recebeu a notícia durante um show em Salvador e ficou tão chocado que não conseguiu verter uma lágrima. Anos mais tarde, enquanto dava um show em Teresina (capital do Piauí, um estado do nordeste do Brasil), recebeu a visita do pai do seu amigo. E nesta ocasião ele chorou tão intensamente que acabou por ser aquele que foi consolado. O pai convida-o para a casa da família e recebe-o com uma pequena rosa colhida no jardim, e à volta de uma mesa serve-lhe cajuína (uma bebida típica do Piauí feita de caju) para o acalmar. Este gesto do pai para o consolar é a verdadeira razão desta canção, um poema filosófico, que explora o verdadeiro significado da existência, a dor da perda e o gesto de cuidar do sofrimento do outro. Acaba por ser uma verdadeira carta de amor à força do homem do Nordeste, ao Piauiense, a Teresina.

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
Travessia Solidária
X