ATIVIDADES DO GRUPO DE ESTUDO Setembro-Outubro de 2021

GRUPO DE ESTUDO PSICANALISTAS NA COMUNIDADE

Atividades Institucionais:

O grupo de estudo Psicanalistas na Comunidade, dando continuidade ao seu objetivo de partilha de conhecimentos e dando origem a novos contextos para a construção de novos conhecimentos, tem realizado reuniões destinadas a conhecer grupos de trabalho de outros lugares no mundo IPA e NÃO IPA.

Estes encontros não só são enriquecedores, como também criam novos laços a serem sustentados com desafios para transmitir as contribuições do que poderíamos chamar uma psicanálise comunitária latino-americana, ampliando  a FEPAL pelo mundo psi e não psi.

Os encontros privados entre nós serviram para refletir sobre a impossibilidade de sermos neutros em relação a situações de violência social/política, e a necessidade de aprofundar o nosso conhecimento sobre os  traumas colectivos, traumas extremos, com a inestimável ajuda do Dr. Marcelo Viñar.

Atividades dos meios de comunicação social durante 2021

Divulgamos através de estações de rádio o significado de trabalhar na comunidade aproximando a psicanálise de audiências de diferentes populações que podem necessitar dos nossos grupos de trabalho em diferentes contextos comunitários.

Webinars:

Realizamos um terceiro webinar no día  11 de Setembro de 2021 com o Grupo Sophia, composto por psicanalistas da ex-Jugoslávia, para além da presença do Dr Marcelo Viñar e da ex-presidente da FEPAL, Dra Cristina Fulco.

No dia 13 de Novembro, a pedido do Grupo Sophia, temos uma reunião de  workshop clínico com o Grupo. Este é um verdadeiro desafio para iluminar a compreensão dos pacientes a partir do que investigamos e compreendemos sobre a formação da subjetividade partindo do trabalho no território.

Participação em Congressos e Atividades Docentes:

Participamos do Encontro de Institutos para a transformação do currículo dos Analistas em Formação e a revisão das trajetórias tradicionais de formação.

Anexo: documento apresentado na Reunião dos Institutos da FEPAL.

Produção de Investigação e Artigos Científicos:

Produzimos dois trabalhos escritos, com a participação de um grupo de membros de língua espanhola e outro grupo de membros de língua portuguesa, a partir dos quais partilharemos as reflexões clínico-comunitárias do material enviado pelo Grupo Sophia, as quais serão editadas, tendo em conta a confidencialidade dos casos apresentados, mas divulgando as reflexões que partilhamos da América Latina para o velho continente, como uma contribuição científica para toda a comunidade IPA e não-IPA.

Contato do grupo de estudo por correio eletrônico: Isabel Mansione : isabelinesman@gmail.com

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
El acompañamiento terapéutico como dispositivo
X