4º Manifesto Pela Democracia FEBRAPSI

A Federação Brasileira de Psicanálise FEBRAPSI, instituição de caráter científico que congrega Sociedades e Grupos de Estudos Psicanalíticos, filiadas à International Psychoanalytical Association – IPA e a Federação Latino Americana de Psicanálise – FEPAL, vem a público se manifestar contra as várias formas de violação dos Direitos Humanos e as decisões que atentem contra a verdade, as instituições democráticas e a democracia.

Nos últimos dias, a população brasileira tem vivido aterrorizada, não somente pela pandemia, que já matou 23 mil pessoas, situando nos em primeiro lugar no mundo em mortes diárias, mas, igualmente, pelos constantes ataques às políticas de saúde, de educação, de proteção ao meio ambiente e a tudo que acreditamos como cidadãos e psicanalistas.

O que está em jogo são valores caros à vida, à cidadania e à psicanálise no que se refere à ética, à verdade, ao respeito às diferenças étnicas, religiosas, políticas, sexuais, à dignidade humana, à solidariedade com o sofrimento de outrem, ao respeito à Ciência e, sobretudo, a liberdade.

Solidarizamo-nos com as famílias que perderam seus entes queridos para o COVID-19 ou vítimas do abandono e violência do Estado e com os povos originários penosamente atingidos pela pandemia. Repudiamos, veementemente, as ideologias e ações sociopolíticas que expõem a sociedade, pondo em risco direitos duramente conquistados ao longo dos últimos anos.

Lutamos por um mundo digno, de razoável civilidade, em que se invista na Ciência e na melhoria da qualidade de vida da população, permitindo novos caminhos de existência e convivência democrática.

Juntamo-nos a outras entidades da sociedade civil na busca destes mesmos objetivos.

Rio de Janeiro, 26 de Maio de 2020.

Diretoria da FEBRAPSI

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
Comissão de Infância e Adolescência – FEPAL convida