33º Congresso da FEPAL, FRONTEIRAS, em sua versão virtual – inscrições abertas

Queridos colegas e amigos,

Temos a satisfação de transmitir a vocês os progressos para o 33o Congresso da FEPAL, FRONTEIRAS, em sua versão virtual.

A intenção de um congresso é congregar, reunir-nos a partir do trabalho e das ideias acerca do tema proposto, FRONTEIRAS, que durante quase dois anos mobilizou o nosso pensar e enriqueceu enormemente nosso fazer psicanalítico, tanto dentro da clínica, como na comunidade e nas diversas áreas da cultura.

Tal pode ser constatado pelas mais de 700 propostas recebidas a partir da convocatória a trabalhar sobre o tema e que dão conta de uma importante produção que agora será compilada em um Livro Virtual. Além da riqueza do material aí reunido, este livro deixará memória/testemunho do intenso trabalho que se esteve realizando em nossa federação, no momento em que se deu a virada na história destes últimos meses.

FRONTEIRAS nos localiza agora, mais do que nunca, em um campo no qual vamos encontrando novas possibilidades de reunir-nos à distância, dada a impossibilidade de fazê-lo presencialmente. Para este Primeiro Congresso Virtual FEPAL 2020, ratificamos nossa escolha do tema, à luz da relevância que tem na situação complexa que estamos atravessando em nível global.

Nunca como agora havia se evidenciado a coexistência de fenômenos paradoxais em torno das fronteiras, interpelando a todos os âmbitos da vida humana e, claro, à nós, como pessoas e psicanalistas.

O Congresso virtual contará com um número reduzido de encontros científicos, porém valioso em participantes, propostas e conteúdos. Dispôs-se a apresentação de Mesas de Diálogo e Mesas de Debate, com convidados destacados, tanto da psicanálise, como de outras disciplinas. Acreditamos que isso possibilitará um encontro de intercâmbios nas fronteiras e entrecruzamentos da psicanálise com diversos campos da cultura.

O dispositivo virtual conserva como eixos Subjetividades, Outridades e Culturalidades. As atividades se levarão a cabo durante as sextas e sábados de outubro, dando início no dia 2, com o Ato Inaugural e a Mesa de Abertura Vozes latino americanas agitando fronteiras com a participação de: Joel Birman, Leticia Glocer, Jorge Reitter e Marcelo Viñar.

No âmbito do Congresso FRONTEIRAS, se levará a cabo o Congresso da OCAL, o encontro COWAP, O Congresso Didático, o Simpósio de Crianças e Adolescentes, Comunidade e Cultura e a entrega de prêmios.

Para maiores informações, podem visitar a página http://montevideo2020.fepal.org/,

Convidamos a todos a ingressar ao Livro Virtual as propostas aceitas, que devem ser enviadas até 15 de agosto.

As inscrições estão abertas.

Esperamos que sejam partícipes deste congresso e que possamos, ainda à distância, reunir-nos em um encontro fecundo, além das fronteiras.

Afetuosamente,

Elizabeth Chapuy

Diretora Científica FEPAL

Comissão Científica

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
II Encontro de Cinema e Psicanálise da América Latina “Sexualidades migrantes”